Bibliografia Recomendada para

Roteirista de Histórias em

Quadrinhos

Por Sandro Massarani Todos os livros estão com os títulos originais em inglês. Existem alguns desses livros em português, porém, não vamos nos iludir, quem quer ser pesquisador e/ou escritor de artes como o cinema, teatro e histórias em quadrinhos, tem que saber o básico da língua inglesa. Com um curso intensivo de inglês, em menos de um ano você terá acesso a milhares de livros que nunca aparecerão no Brasil. Além disso, você também poderá ler os quadrinhos com a escrita original em inglês. Não fique para trás. LEITURAS OBRIGATÓRIAS - Sete livros na minha opinião são fundamentais para o escritor ter uma sólida base para fazer roteiros para HQs. Porém, a estrada do conhecimento está apenas no começo, e o aspirante a roteirista deve ler o maior número possível de livros sobre o assunto. Raras vezes é perda de tempo. Plot & Structure: (Techniques And Exercises For Crafting A Plot That Grips Readers From Start To Finish) - James Scott Bell - Bell fornece o básico do enredo e da estrutura de uma história de maneira objetiva e clara. Ele mostra como devemos fazer a espinha dorsal de nossa história, ou seja, a sua estrutura. Após ler este livro você se sentirá seguro para começar a pensar em escrever uma história. Understanding Comics: The Invisible Art - Scott McCloud - Para ser um grande escritor de quadrinhos, você precisa entender o que são realmente histórias em quadrinhos, como elas surgiram e como funcionam. McCloud se baseou nas idéias do lendário Will Eisner e fez o que talvez seja o livro teórico mais importante desta arte. Essencial. The DC Comics Guide to Writing Comics - Dennis O'Neil - O primeiro livro que você deve ler antes de começar a pensar em escrever quadrinhos. O'Neil mostra de forma simples e eficaz conceitos importantes de estrutura, diálogo, e criação de personagens. Sua abordagem sobre enredos secundários é a melhor que eu já li até hoje em todos os livros sobre escrita, incluindo cinema e teatro. Além disso é um dos raros casos do autor ser reconhecido também por produzir obras e não só ensinar. Quem leu Lanterna Verde com Arqueiro Verde pode confirmar. Existe em português, mas vem junto com o guia para desenhar quadrinhos em uma bonita caixa, o que aumenta o custo. Não economize neste. Panel One: Comic Book Scripts by Top Writers - Nat Gertler - Coletânea de Scripts de quadrinhos com roteiros de grandes nomes da indústria. É a prova final de que não há uma maneira de formatação definida na escrita para as HQs. Muito importante devido aos exemplos, já que é difícil, mesmo com a Internet, acharmos bons roteiros de HQs disponíveis. Existe também o segundo volume (Panel Two). The Five C's of Cinematography: Motion Picture Filming Techniques - Joseph Mascelli - A bíblia da fotografia para o cinema e essencial para aspirantes a diretor. É fundamental que o roteirista de quadrinhos saiba a linguagem da cinematografia, com suas nuances e técnicas de câmera. Ao contrário de um roteirista de cinema, o escritor de quadrinhos tem maior peso na direção artística de uma obra, ajudando o desenhista a organizar páginas e painéis, sendo por isso necessária essa ponte com o cinema. É um livro complexo e um pouco difícil, com muitas regras, mas vale o esforço para quem quer realmente se aprofundar nessa forma de arte. Cinematic Storytelling: The 100 Most Powerful Film Conventions Every Filmmaker Must Know - Jennifer Van Sijll - Uma preciosidade de livro. Mostra com simplicidade e objetividade as principais técnicas de narrativa visuais e sonoras, fundamentais para o cinema e para os quadrinhos. É um livro obrigatório para quem quer escrever para quadrinhos ou ser diretor cinematográfico. The DC Comics Guide to Creating Comics: Inside the Art of Visual Storytelling - Carl Potts - Outro livro da interessante série da DC Comics. Esse livro é bem mais específico no que se refere a técnicas narrativas próprias dos quadrinhos, como a criação de páginas e o ritmo narrativo. Ao contrários dos dois livros anteriores, esse não é sobre narrativa de cinema, e por isso se torna obrigatório.
tópicos sobre narrativa, roteiros e mundos virtuais
Além do Cotidiano
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Bibliografia Recomendada para

Roteiristas de Histórias em

Quadrinhos

Por Sandro Massarani Todos os livros estão com os títulos originais em inglês. Existem alguns desses livros em português, porém, não vamos nos iludir, quem quer ser pesquisador e/ou escritor de artes como o cinema, teatro e histórias em quadrinhos, tem que saber o básico da língua inglesa. Com um curso intensivo de inglês, em menos de um ano você terá acesso a milhares de livros que nunca aparecerão no Brasil. Além disso, você também poderá ler os quadrinhos com a escrita original em inglês. Não fique para trás. LEITURAS OBRIGATÓRIAS - Sete livros na minha opinião são fundamentais para o escritor ter uma sólida base para fazer roteiros para HQs. Porém, a estrada do conhecimento está apenas no começo, e o aspirante a roteirista deve ler o maior número possível de livros sobre o assunto. Raras vezes é perda de tempo. Plot & Structure: (Techniques And Exercises For Crafting A Plot That Grips Readers From Start To Finish) - James Scott Bell - Bell fornece o básico do enredo e da estrutura de uma história de maneira objetiva e clara. Ele mostra como devemos fazer a espinha dorsal de nossa história, ou seja, a sua estrutura. Após ler este livro você se sentirá seguro para começar a pensar em escrever uma história. Understanding Comics: The Invisible Art - Scott McCloud - Para ser um grande escritor de quadrinhos, você precisa entender o que são realmente histórias em quadrinhos, como elas surgiram e como funcionam. McCloud se baseou nas idéias do lendário Will Eisner e fez o que talvez seja o livro teórico mais importante desta arte. Essencial. The DC Comics Guide to Writing Comics - Dennis O'Neil - O primeiro livro que você deve ler antes de começar a pensar em escrever de fato quadrinhos. O'Neil mostra de forma simples e eficaz conceitos importantes de estrutura, diálogo, e criação de personagens. Sua abordagem sobre enredos secundários é a melhor que eu já li até hoje em todos os livros sobre escrita, incluindo cinema e teatro. Além disso é um dos raros casos do autor ser reconhecido também por produzir obras e não só ensinar. Quem leu Lanterna Verde com Arqueiro Verde pode confirmar. Existe em português, mas vem junto com o guia para desenhar quadrinhos em uma bonita caixa, o que aumenta o custo. Não economize neste. Panel One: Comic Book Scripts by Top Writers - Nat Gertler - Coletânea de Scripts de quadrinhos com roteiros de grandes nomes da indústria. É a prova final de que não há uma maneira de formatação definida na escrita para as HQs. Muito importante devido aos exemplos, já que é difícil, mesmo com a Internet, acharmos bons roteiros de HQs disponíveis. Existe também o segundo volume (Panel Two). The Five C's of Cinematography: Motion Picture Filming Techniques - Joseph Mascelli - A bíblia da fotografia para o cinema e essencial para aspirantes a diretor. É fundamental que o roteirista de quadrinhos saiba a linguagem da cinematografia, com suas nuances e técnicas de câmera. Ao contrário de um roteirista de cinema, o escritor de quadrinhos tem maior peso na direção artística de uma obra, ajudando o desenhista a organizar páginas e painéis, sendo por isso necessária essa ponte com o cinema. É um livro complexo e um pouco difícil, com muitas regras, mas vale o esforço para quem quer realmente se aprofundar nessa forma de arte. Cinematic Storytelling: The 100 Most Powerful Film Conventions Every Filmmaker Must Know - Jennifer Van Sijll - Uma preciosidade de livro. Mostra com simplicidade e objetividade as principais técnicas de narrativa visuais e sonoras, fundamentais para o cinema e para os quadrinhos. É um livro obrigatório para quem quer escrever para quadrinhos ou ser diretor cinematográfico. The DC Comics Guide to Creating Comics: Inside the Art of Visual Storytelling - Carl Potts - Outro livro da interessante série da DC Comics. Esse livro é bem mais específico no que se refere a técnicas narrativas próprias dos quadrinhos, como a criação de páginas e o ritmo narrativo. Ao contrários dos dois livros anteriores, esse não é sobre narrativa de cinema, e por isso se torna obrigatório.