Spacewar! Espaço - A Fronteira Inicial
Por Sandro Massarani
Ano: 1962.
Criado por: Steve Russell, Pete Sampson, Dan Edwards, Martin Graetz, Wayne
Witanen e outros.
Plataforma: DEC PDP-1.
No início da década de 1960, a União Soviética e os Estados Unidos tentaram
diminuir as tensões existentes entre os dois países ao procurarem estabeler
uma espécie de coexistência pacífica. Porém, o resultado não saiu exatamente
como o planejado, e já em 1961 veríamos a construção de muro de Berlim e a
frustrada tentativa de invasão americana na Baía dos Porcos em Cuba
estremecer novamente o planeta.
EUA e URSS degladiavam-se através de propaganda, guerras indiretas em países
subdesenvolvidos (como no Vietnã), disputas por áreas de influência, e deram
origem a uma bilionária corrida espacial. A idéia do homem colonizar o espaço
era cada vez mais comum, e tanto Kruschev quanto Kennedy investiram pesado
para a conquista das estrelas, tornando o tema cada vez mais popular.
O Massachussets Institute of Technology (MIT) sempre estave na vanguarda da
programação nos Estados Unidos. Na década de 1960, diversos jovens do
instituto dividiam-se em grupos e buscavam criar, através da integração, novos
programas. É o início da cultura hacker. Em 1961, o MIT havia acabado de
receber um novo computador, o PDP-1 (Programmable Data Processor) da Digital
Equipment (DEC), considerado para a época um aparelho pequeno, sendo do
tamanho de um carro. Com valor superior a cem mil dólares, o PDP é
geralmente considerado um dos pioneiros a valorizar a interatividade com o
usuário, tendo como acessórios um teclado flexowriter (semelhante a uma
máquina de escrever) e um monitor de vídeo, peças simplesmente
fundamentais para a criação de videogames.
Empolgados em querer demonstrar as qualidades do novo computador, um
grupo de estudantes do Tech Model Railroad Club do MIT, que montavam em
galpões complexas redes ferroviárias para seus pequenos trens, resolveram
criar algo inovador. Wayne Witanen, Martin Graetz e Steve Russell, fãs de livros
e filmes de ficção científica, como Godzilla e Flash Gordon, tiveram a radical
idéia de programar algo interativo que simulasse uma batalha espacial.
Russell era um pouco lento para fazer as coisas, e sempre acabava
desmotivado. Após a insistência de vários amigos, que inclusive foram buscar na
DEC ajuda para as rotinas do programa, Russell finalmente completou em 1962
a primeira versão do jogo chamado Spacewar!. O tema é o conflito de duas
naves, controladas por quatro interruptores (switches): movimento horário ou
anti-horário, torpedos, hiper-espaço (acrescentado depois) e aceleração. São
praticamente os mesmos controles do clássico sucesso Asteroids que a Atari
lançaria em 1979. Em algumas máquinas, os interruptores seriam substituídos
por uma caixa de controle e botões, já estabelecendo um padrão para o que
seria o joystick. Cada nave atira torpedos, representados por um pequeno
ponto, que em contato com a outra nave provoca sua destruição. Não há efeitos
sonoros, e como não havia tecnologia para se programar uma inteligência
artificial, só poderia ser jogado por duas pessoas.
Spacewar! tinha o código aberto, e qualquer um poderia realizar modificações
no programa. Ao longo do tempo, para tornar o jogo mais realista, diversas
modificações foram sendo acrescentadas, sendo as principais um mapa estelar
baseado na Via Láctea, uma estrela central que exerce uma força gravitacional,
e o já mencionado controle do hiper-espaço, que fazia a nave aparecer em
algum ponto randômico da tela.
Em pouco tempo, Spacewar! se tornaria uma febre dentro do instituto, a ponto
de horas específicas terem sido definidas para jogá-lo, evitando assim prejudicar
o horário de trabalho e estudo. Interessante notar que Spacewar! claramente
demonstra o modo como foi criada as principais inovações relacionadas a
informática entre as décadas de 1960 e 1980, ou seja, através de grupos de
estudantes trabalhando horas e horas, muitas vezes transitando da faculdade
para um pequeno espaço, como uma garagem ou um clube.
Apesar de Spacewar! ter sido incluído de graça em todos os computadores PDP-
1, Russell não ganhou dinheiro com sua criação, e a popularidade do jogo ficou
limitada a pessoas que viviam da computação. Logicamente o fato de
pouquíssimas pessoas terem acesso a computadores em 1962 impedia
qualquer chance do jogo romper as barreiras de um limitado público
universitário. Porém, Spacewar! vai chamar profundamente a atenção de um
jovem estudante da importante Universidade de Utah, cuja intuição e faro
comercial o levará a crer de que os videogames podem ter força para se
espalharem por toda a sociedade americana. Seu nome é Nolan Bushnell,
futuro criador da Atari.
Antecedentes:
- Nenhum
Influenciou:
- Computer Space (Nutting Associates, arcade, 1971)
- Asteroids (Atari, arcade, 1979)
- Star Control (Accolade, diversos, 1990)
Por que é revolucionário?
- Já executava a idéia de um jogo criado por uma equipe.
- Representa o símbolo da cultura hacker, de programas com código fonte
aberto para todos, sem visar o lucro selvagem.
- Influenciou Nolan Bushnell a criar Computer Space, o primeiro videogame a ser
comercializado e instalado em lojas de arcade (chamadas no Brasil de lojas de
fliperama).
- Foi o primeiro jogo programado em um computador (Tennis for Two foi criado
através da ligação de circuitos elétricos).
tópicos sobre narrativa, roteiros e mundos virtuais