Spacewar! Espaço - A Fronteira Inicial
  Por Sandro Massarani
  Ano: 1962.
  Criado por: Steve Russell, Pete Sampson, Dan Edwards, Martin Graetz, Wayne 
  Witanen e outros.
  Plataforma: DEC PDP-1.
  No início da década de 1960, a União Soviética e os Estados Unidos tentaram 
  diminuir as tensões existentes entre os dois países ao procurarem estabeler 
  uma espécie de coexistência pacífica. Porém, o resultado não saiu exatamente 
  como o planejado, e já em 1961 veríamos a construção de muro de Berlim e a 
  frustrada tentativa de invasão americana na Baía dos Porcos em Cuba 
  estremecer novamente o planeta.
  EUA e URSS degladiavam-se através de propaganda, guerras indiretas em países 
  subdesenvolvidos (como no Vietnã), disputas por áreas de influência, e deram 
  origem a uma bilionária corrida espacial. A idéia do homem colonizar o espaço 
  era cada vez mais comum, e tanto Kruschev quanto Kennedy investiram pesado 
  para a conquista das estrelas, tornando o tema cada vez mais popular.
  O Massachussets Institute of Technology (MIT) sempre estave na vanguarda da 
  programação nos Estados Unidos. Na década de 1960, diversos jovens do 
  instituto dividiam-se em grupos e buscavam criar, através da integração, novos 
  programas. É o início da cultura hacker. Em 1961, o MIT havia acabado de 
  receber um novo computador, o PDP-1 (Programmable Data Processor) da Digital 
  Equipment (DEC),  considerado para a época um aparelho pequeno, sendo do 
  tamanho de um carro. Com valor superior a cem mil dólares, o PDP é 
  geralmente considerado um dos pioneiros  a valorizar a interatividade com o 
  usuário, tendo como acessórios um teclado flexowriter (semelhante a uma 
  máquina de escrever) e um monitor de vídeo, peças simplesmente 
  fundamentais para a criação de videogames.
  Empolgados em querer demonstrar as qualidades do novo computador, um 
  grupo de estudantes do Tech Model Railroad Club do MIT, que montavam em 
  galpões complexas redes ferroviárias para seus pequenos trens, resolveram 
  criar algo inovador.  Wayne Witanen, Martin Graetz e Steve Russell, fãs de livros 
  e filmes de ficção científica, como Godzilla e Flash Gordon, tiveram a radical 
  idéia de programar algo interativo que simulasse uma batalha espacial.
  Russell era um pouco lento para fazer as coisas, e sempre acabava 
  desmotivado. Após a insistência de vários amigos, que inclusive foram buscar na 
  DEC ajuda para as rotinas do programa, Russell finalmente completou em 1962 
  a primeira versão do jogo chamado Spacewar!. O tema é o conflito de duas 
  naves, controladas por quatro interruptores (switches): movimento horário ou 
  anti-horário, torpedos, hiper-espaço (acrescentado depois) e aceleração. São 
  praticamente os mesmos controles do clássico sucesso Asteroids que a Atari 
  lançaria em 1979. Em algumas máquinas, os interruptores seriam substituídos 
  por uma caixa de controle e botões, já estabelecendo um padrão para o que 
  seria o joystick. Cada nave atira torpedos, representados por um pequeno 
  ponto, que em contato com a outra nave provoca sua destruição. Não há efeitos 
  sonoros, e como não havia tecnologia para se programar uma inteligência 
  artificial, só poderia ser jogado por duas pessoas.
  Spacewar! tinha o código aberto, e qualquer um poderia realizar modificações 
  no programa. Ao longo do tempo, para tornar o jogo mais realista, diversas 
  modificações foram sendo acrescentadas, sendo as principais um  mapa estelar 
  baseado na  Via Láctea,  uma estrela central que exerce uma força gravitacional, 
  e o já mencionado controle do hiper-espaço, que fazia a nave aparecer em 
  algum ponto randômico da tela.
  Em pouco tempo, Spacewar! se tornaria uma febre dentro do instituto, a ponto 
  de horas específicas terem sido definidas para jogá-lo, evitando assim prejudicar 
  o horário de trabalho e estudo. Interessante notar que Spacewar! claramente 
  demonstra o modo como foi criada as principais inovações relacionadas a 
  informática entre as décadas de 1960 e 1980, ou seja, através de grupos de 
  estudantes trabalhando horas e horas, muitas vezes transitando da faculdade 
  para um pequeno espaço, como uma garagem ou um clube.
  Apesar de Spacewar! ter sido incluído de graça em todos os computadores PDP-
  1, Russell não ganhou dinheiro com sua criação, e a popularidade do jogo ficou 
  limitada a pessoas que viviam da computação. Logicamente o fato de 
  pouquíssimas pessoas terem acesso a computadores em 1962 impedia 
  qualquer chance do jogo romper as barreiras de um limitado público 
  universitário. Porém, Spacewar! vai chamar profundamente a atenção de um 
  jovem estudante da importante Universidade de Utah, cuja intuição e faro 
  comercial o levará a crer de que os videogames podem ter força para se 
  espalharem por toda a sociedade americana. Seu nome é Nolan Bushnell, 
  futuro criador da Atari.
  Antecedentes:
  - Nenhum
  Influenciou:
  - Computer Space (Nutting Associates, arcade, 1971)
  - Asteroids (Atari, arcade, 1979)
  - Star Control (Accolade, diversos, 1990)
  Por que é revolucionário?
  - Já executava a idéia de um jogo criado por uma equipe.
  - Representa o símbolo da cultura hacker, de programas com código fonte 
  aberto para todos, sem visar o lucro selvagem.
  - Influenciou Nolan Bushnell a criar Computer Space, o primeiro videogame a ser 
  comercializado e instalado em lojas de arcade (chamadas no Brasil de lojas de 
  fliperama).
  - Foi o primeiro jogo programado em um computador (Tennis for Two foi criado 
  através da ligação de circuitos elétricos).
 
 
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