Space Invaders - A Invasão Oriental
Por Sandro Massarani
Plataforma Original: Arcade (fliperama)
Ano: 1978
Criado por: Taito (Tomohiro Nishikado)
Apesar de jogos como Pong, Breakout, e consoles como o Odyssey e o Atari VCS
terem promovido certo interesse, principalmente como inovação tecnológica, o
final da década de 1970 mostrava que a grande maioria das pessoas ainda viam
os videogames como uma onda passageira. Faltava ainda surgir algo grandioso
e impactante, não só para os Estados Unidos, mas sim para todos os países
desenvolvidos, que mostrasse os videogames sendo mais que uma promessa.
Faltava algum equipamento ou programa que definisse os rumos a serem
tomados.
Estimulado pela razoável recepção de seu jogo Gunfight tanto nos EUA quanto
no Japão, o engenheiro e programador da Taito, Tomohiro Nishikado, intrigado
pelas inovações mostradas em Breakout, jogo onde havia a possibilidade de
passar de "fase" ao destruir todos os blocos, resolveu para o seu próximo
projeto acrescentar inimigos que se movessem e que atirassem de volta.
Os inimigos não poderiam ser humanos, pois isso seria para a época
politicamente incorreto. Fazer aviões era muito difícil, pois não havia como
simular de maneira satisfatória o ato de voar. Ao "ouvir" falar de um filme
chamado Guerra nas Estrelas, que havia estreado nos EUA, Nishikado decidiu por
alienígenas, com formas que lembrassem o clássico livro Guerra dos Mundos de
H.G Wells. Desenhando monstrinhos que parecem polvos e outros seres do
mar, Nishikado criaria os primeiros caracteres animados em um videogame.
O resultado foi um jogo de tiro onde o jogador controla uma base lunar,
protegida por escudos destrutíveis, devendo impedir ondas de sedentos
invasores alienígenas de chegarem ao solo. Esse jogo de Nishikado terá um só
nome em todo o planeta: Space Invaders.
Em termos inovadores, os 55 inimigos não ficam parados esperando para serem
destruídos, e sim se movem para a esquerda e para a direita, atirando, em uma
dança hipnótica. Na medida que os monstros são destruídos, os sobreviventes
tornam-se mais rápidos. Também não podemos esquecer da nave mãe, que
rapidamente atravessa o espaço, exigindo um tiro preciso para sua destruição.
O jogo originalmente não era colorido. O efeito de cor era obtido ao colocar um
papel celofane na tela (overlay), provocando uma bela ilusão. Versões
posteriores acrescentariam outros fundos e cores à batalha.
Até hoje, Space Invaders se destaca por sua refinada jogabilidade, seu crescente
nível de tensão e pela extrema dificuldade. Destrua todos os aliens na tela para
passar de fase. Simples. Assustador. Os efeitos sonoros contribuem para
aumentar o nervosismo, impondo aos nossos ouvidos um "tum, tum, tum", que
ainda por cima se acelera na medida que os aliens se aproximam. Mas o pior de
tudo é que o jogo não tem fim. A Terra será invadida. Não há como vencer.
Lançado pela Taito no Japão e distribuído pela Midway nos Estados Unidos,
Space Invaders fez tanto sucesso que pode ser considerado o primeiro grande
“hit” da história dos videogames. Pong, o primeiro game de relativo sucesso,
vendeu em torno de 8.000 máquinas nos Estados Unidos. Space Invaders, que
teve uma recepção inicial não muito empolgante, vendeu mais de 60.000
máquinas nos EUA e absurdas 100.000 máquinas no Japão, país de proporções
muito menores. O governo japonês teve que triplicar o número de moedas de
100 yen, as usadas no jogo, pois boa parte delas se encontravam dentro dos
gabinetes dos arcades (alguns historiadores desmentem essa história, mas
mesmo assim não deixa de retratar o fenômeno do jogo). Na pequena cidade
de Mesquite, no Texas, os cidadãos mais conservadores entraram na justiça
contra uma loja de fliperamas acusada de alienar os jovens a gastarem todos os
seus dólares no jogo. Máquinas de Space Invaders eram encontradas em todos
os locais possíveis e imagináveis, desde hotéis até lavanderias.
Uma das principais inovações deste lendário clássico foi a de inaugurar nos
videogames a marcação do High Score (recorde de pontos), mesmo que você
não pudesse ainda colocar suas iniciais. Milhões de fichas foram compradas só
pela tentativa de quebrar recordes locais.
Sem dúvida alguma, Space Invaders e os jogos de nave em geral foram
beneficiados pelo lançamento de Guerra nas Estrelas de George Lucas em 1977,
que provocou uma febre consumista em cima de qualquer produto relacionado
ao cosmo e seres alienígenas. Finalmente ficava claro que os videogames
realmente podiam dar lucros. E muitos.
Por incrível que pareça, uma das empresas mais beneficiadas com o sucesso de
Space Invaders foi a Atari. Rapidamente, os executivos da Warner, na época os
donos da empresa, fecharam uma licença exclusiva para o lançamento de Space
Invaders para o Atari 2600 (na época chamado de Atari VCS). Milhares de pessoas
compraram o pequeno Atari só para jogarem Space Invaders, que teve um
tratamento digno no console com inacreditáveis cento e doze variações e com
gráficos e jogabilidade muito semelhantes ao original. Space Invaders foi o
primeiro jogo de arcade a ser licenciado por uma outra empresa para ser
convertido para um console caseiro, tornando-se o cartucho mais vendido de
1980. O Atari 2600 começava a se tornar extremamente popular após quase ter
sido descontinuado por Nolan Bushnell, o fundador da empresa.
Space Invaders iniciou a chamada Era de Ouro dos videogames e arcades em
1978. O mundo do entretenimento nunca mais seria o mesmo. Foi um jogo que
rompeu barreiras culturais, ao ser um grande sucesso tanto nos Estados Unidos
quanto no Japão, abrindo caminho para um dos estilos mais populares de
videogame, o Shoot'em Up (tiro) e para a influência decisiva que os japoneses
teriam na agora nascente indústria do jogos eletrônicos. A invasão não veio do
espaço, e sim do oriente, da terra dos sol nascente.
Antecedentes Importantes:
- Breakout
Inspirou:
- Galaxian, Galaga, Phoenix, Xevious, Gorf e praticamente todo jogo vertical de tiro
com naves.
Por que é revolucionário:
- O primeiro jogo de grande sucesso em todo o mundo.
- Consolidou o estilo Shoot'em Up, o jogo de tiro contra uma série de inimigos,
abrindo caminho para outros jogos clássicos e evoluções como Galaxian.
- O primeiro jogo a ter High Score.
- Ao contrário da maior parte dos jogos da época, Space Invaders não tinha limite
de tempo. O jogo só terminava quando o jogador perdesse todas as suas
"vidas".
- Primeiro jogo a ter personagens animados.
- É impossível vencer, o jogo não tem fim.
- Iniciou a Era de Ouro dos arcades.
- Teve contribuição fundamental para fazer do Atari 2600 um dos videogames
mais populares da história, ao ser o primeiro jogo de arcade a ser licenciado
para rodar em um console caseiro. Ao contrário de Pac-Man, a conversão de
Space Invaders é excelente, sendo difícil hoje em dia imaginar que o jogo tinha
apenas 4K de tamanho. Foi feita por Rick Maurer, que só recebeu US$11.000
pelo ótimo trabalho. Além de Space Invaders, Maurer só fez mais um outro jogo
para a Atari, Maze Craze, e nunca mais trabalhou para a empresa, famosa por
oprimir seus programadores.
tópicos sobre narrativa, roteiros e mundos virtuais
O gabinete mostrando os gigantescos monstros alienígenas,
algo bem diferente dos simpáticos inimigos dentro do jogo
A magnífica versão do Atari VCS (2600)
Rascunhos de Nishikado
Agitando as ruas de Paris