Pong - Nasce a Indústria
Por Sandro Massarani
Plataforma Original: Arcade (fliperama)
Ano: 1972
Criado por: Atari (Al Alcorn, Nolan Bushnell)
Mesmo que o conceito de videogame já estivesse sendo posto em prática no
início da década de 1970, não havia nenhum indício de que sua indústria
movimentaria uma quantia bilionária. Como a história nos ensina, as idéias mais
inovadoras geralmente são desacreditadas em seu início, recebendo muito
pouca atenção, já que seus efeitos se fazem apenas a médio e longo prazo. A
pessoa que mais acreditou no sucesso da indústria dos videogames e lutou para
isso acontecer, com todas as suas virtudes e defeitos, foi o visionário chamado
Nolan Bushnell.
Graduado engenheiro elétrico pela Universidade de Utah, instituição muito
ligada ao campo da computação, e tendo trabalhado em arcades enquanto
estudava, Bushnell acabou fascinado por computadores e máquinas eletrônicas,
ficando horas e horas dentro de laboratórios de informática. Spacewar! era a
diversão favorita de Bushnell na faculdade, e o encontro entre esses dois
personagens, jogo e homem, influenciaria profundamente a comunicação e a
diversão nas próximas décadas até os dias de hoje, sem previsão de final.
As lojas que abrigam máquinas de diversão como pinballs, dardos e tiro ao alvo
são chamadas de arcades. A partir do momento que os videogames se
popularizam, eles vão se instalar nos arcades na forma de gabinetes com
monitor. Os videogames e outros jogos situados nos arcades também são
chamados de arcades ou arcade games. No Brasil essas máquinas são chamadas
de fliperama, devido a peça que rebate a bola na máquina de pinball, o flipper.
Trabalhando para uma empresa californiana de engenharia chamada Ampex,
Bushnell obtinha fácil acesso a diversas peças eletrônicas e pôde então juntar
seus conhecimentos de engenharia e eletrônica com sua experiência em
pinballs. Sempre ambicioso, Bushnell fez do quarto de sua filha seu local de
trabalho, e iniciou um projeto de transformar o Spacewar! de Steve Russell em
uma máquina movida a moedas.
Para reduzir brutalmente o custo total, Bushnell resolveu construir um aparelho
que servisse apenas para rodar o jogo, e não um computador para uso geral.
Em vez de gastar milhares de dólares em um computador, acabaou gastando
cem dólares de equipamento, já que no início da década de 1970 a
miniaturização começava a tomar uma força cada vez maior. Para guardar as
moedas depositadas, ele usou simplesmente uma lata vazia. Com o protótipo
pronto, Bushnell resolve chamar sua criação de Computer Space, o primeiro
videogame movido a moedas, uma idéia bem incomum para a época, e parte
para encontrar um parceiro para financiá-lo.
O empresário de nome Bill Nutting decidiu dar uma chance a Bushnell,
produzindo mil e quinhentas máquinas de Computer Space em 1971. Sempre
dando importância a apresentação de um produto, Bushnell construiu um
gabinete exótico e de aparência high-tech para o jogo, captando uma atenção
inicial. O problema era que Computer Space, assim como o original SpaceWar!,
era um jogo muito complicado para a audiência comum de um bar ou loja de
diversões. As instruções eram extensas e o controle das naves por vários botões
era complexo , logo ficando claro que o sucesso do jogo com os estudantes de
informática, geralmente chamados de nerds, não significava sucesso para o
público em geral, até hoje uma das regras fundamentais da indústria. O curioso
é que durante o início da década de 80, período responsável pelos melhores
jogos de arcade até hoje, diversos videogames do gênero de tiro de nave com
controles complicados foram lançados, como Defender e Asteroids, fazendo um
absurdo sucesso. Esse fato prova que Computer Space estava anos a frente de
seu tempo.
Culpando Nutting e sua fraca habilidade de marketing pelo fracasso de
Computer Space, Bushnell decide formar junto com Ted Dabney, um amigo de
trabalho, sua própria empresa. Com o nome inicial de Syzygy (termo da
astronomia que significa o perfeito alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol),
cada sócio investiria uma quantia de US$250. Larry Brian, outro amigo de
Bushnell, desistiu de última hora e não entrou com o dinheiro. Como já existia
uma empresa com o nome Syzygy, Bushnell decide chamar sua companhia
Atari, termo utilizado no jogo de tabuleiro japonês Go . Bushnell ainda estava
convencido de que os videogames, por mais desconhecidos que fossem,
poderiam ser introduzidos e popularizados nos arcades e nos bares, gerando
lucros através das mãos de um indivíduo comum. Agora, com sua própria
empresa em jogo, era hora dos próximos passos.
No início da Atari, Bushnell decidiu trabalhar com a venda e manutenção de
máquinas de fliperama, em especial pinballs, atividade de certo ponto lucrativa.
Colocou a babá de seus filhos como secretária e contratou o jovem e baixinho
engenheiro Al Alcorn, que logo entraria para a história como criador do primeiro
videogame de grande sucesso comercial. Para dar a impressão de que a Atari
era uma companhia de grande porte, a ordem era para demorar a atender o
telefone, fazendo o cliente esperar bastante após ter falado com a secretária.
O momento crucial do nascimento da indústria dos games aconteceu quando
Bushnell, em 1972, inventou uma história de que tinha assinado um contrato
com a gigante General Electric para fazer um videogame baseado no ping-pong,
esporte hoje chamado de tênis de mesa. Era o conceito básico de dois paddles
(raquetes) acertando uma bola, evitando que esta os ultrapasse. Bushnell queria
era testar as habilidades de Alcorn, pois sua intenção não era fazer um jogo tão
simples, e o resultado não deveria ter nenhum valor duradouro. Esse próprio
conceito já tinha sido explorado no mesmo ano por Raplh Baer no primeiro
console caseiro da história, o Odyssey.
Alcorn pegou a idéia básica de Bushnell e a melhorou consideravelmente,
acrescentando aceleração na bola, tornando-a cada vez mais rápida, a
possibilidade de colocar um "efeito" na hora da rebatida e um som de impacto
extremamente singular, viciante até. Alcorn pegou uma televisão em preto-e-
branco, soldou diversos fios nela, fez um gabinete simples e entregou um
protótipo a Bushnell em três meses.
O resultado superou de longe qualquer expectativa e estava pronto o segundo
videogame arcade da história, chamado simplesmente de Pong. O clássico nome
foi escolhido por ser baseado em um jogo de ping-pong e também por causa do
som feito com a rebatida da bolinha. Tentando tornar o jogo o mais amigável
possível, para evitar a repetição dos erros que ocorreram com Computer Space,
Alcorn resumiu as instruções de Pong a apenas uma frase: "avoid missing ball for
high-score", algo como "evite errar a bola para ganhar pontos". Realmente não
explica muito bem a filosofia do jogo.
Para testar a popularidade de Pong, Bushnell e Alcorn colocaram o protótipo em
um bar chamado Andy Capp em setembro de 1972. Bill Gattis, gerente do bar,
começou a achar estranho que logo depois da chegada de Pong, algumas
pessoas começaram a fazer hora para o Andy Capp abrir. Elas entravam e não
consumiam nada, indo direto para a máquina de videogame. A prova definitiva
da popularidade de Pong veio com uma ligação de Gattis para Alcorn
reclamando que a máquina havia quebrado. Alcorn, ao abrir o protótipo para
consertá-lo, viu que o problema era a enorme quantidade de moedas
depositadas que tinha travado o mecanismo. Feliz com o inusitado problema,
coube a Alcorn comentar para Gattis, que a próxima vez que aquilo acontecesse,
ele poderia o chamar em casa imediatamente, pois esse problema era sempre
um prazer consertar. Com um gigantesco sorriso no rosto, Al Alcorn, criador de
Pong, foi logo contar a novidade para Bushnell.
Com o enorme sucesso de Pong no Andy Capp, Bushnell que havia oferecido
seu produto para a para a distribuidora de eletrônicos Midway e a gigante do
pinball Bally , ao perceber o potencial do produto, resolveu produzir o jogo por
conta própria, ao conseguir uma linha de crédito de US$50,000.
A decisão de Bushnell provou ser a mais correta, já que Pong se tornou tão
popular que vendeu mais do que qualquer mesa de pinball do período, e em
apenas dois anos de circulação já contabilizava mais de 8000 máquinas
vendidas, número altíssimo para máquinas de diversão. Nem mesmo a crise do
petróleo de 1973, uma grave crise capitalista internacional causada pela guerra
de Yom-Kippur no Oriente Médio, impediu os ótimos lucros alcançados.
Acontece que parte desses lucros logo fugiriam das mãos da Atari, já que Pong é
um dos jogos mais imitados da história. Em pouco tempo, dezenas de clones de
Pong chegariam não só nos fliperamas, mas também na sala de estar das casas,
devido a inabilidade de Bushnell de registrar uma patente. A Atari ainda lucraria
bastante com sua versão caseira Home Pong, principalmente devido ao acordo
com a influente cadeia de lojas Sears, mas nada que impedisse o cada vez maior
número de imitadores. No Brasil não foi diferente, já que em 1977 a Philco/Ford
lançava aqui o Telejogo, o primeiro videogame brasileiro.
Não devemos esquecer que o próprio Pong é uma imitação dos jogos do
console Odyssey e logo a Magnavox colocaria a Atari na justiça, sob o argumento
de que Pong infringe a patente do inventor Ralph Baer. Ao contrário de Bushnell,
bon vivant e despreocupado, Baer é extremamente organizado e sempre
manteve todas as suas idéias anotadas e registradas com detalhes, somando ao
todo mais de setenta patentes. Sem recursos financeiros para competir até o
fim, Bushnell acabou tendo que fazer um acordo com a Magnavox, que
inexplicavelmente não cobrou royalties da Atari, apenas uma licença única de
US$700,000. Bushnell sorriu e aceitou imediatamente. O caminho para mais
videogames se abria e os horizontes dos jogos eletrônicos começavam a tomar
forma.
Antecedentes Importantes:
- Odyssey-Table Tennis (Magnavox, 1972)
Inspirou:
- Breakout (Atari, 1976)
- Arkanoid (Taito, 1986)
Por que é revolucionário:
- Iniciou a hoje bilionária indústria dos videogames. Bushnell com sua visão
conseguiu provar que a tecnologia já permitia a criação de jogos eletrônicos a
custos relativamente baixos e que havia uma demanda para esse tipo de
produto.
- Foi o primeiro videogame de ótimo sucesso comercial.
- Foi o primeiro produto da Atari, pioneira na criação de videogames, abrindo
caminho para outros grandes jogos.
tópicos sobre narrativa, roteiros e mundos virtuais
Nolan Bushnell: Um visionário
Al Alcorn com uma versão de Home Pong
Computer Space e seu gabinete futurista.
O primeiro videogame movido a moedas.